Mobilidade

  • PORQUÊ fazer mobilidade?

    Portugal é um País extraordinário! Lisboa uma cidade cheia de oportunidades para aquisição da competências transversais tão necessárias ao mercado de trabalho! A Universidade Lusófona abre-te as portas para um período de mobilidade, de estudos ou estágios!

    Aqui podes adquirir: domínio de línguas estrangeiras; capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais; agilidade social; compreensão do outro; autoconhecimento – competências que só a Internacionalização pode ajudar a adquirir! Estudar em Lisboa é a forma perfeita de enriquecimento do curriculum ao mesmo tempo em que se ganham experiências, contactos e novas redes de trabalho! São vários os Programas que a Universidade Lusófona tem disponíveis para os Estudantes e Professores e demais staff universitário. Todos eles são oportunidades extraordinárias de ganhar futuro! Sejam Bem-vindos à Universidade Lusófona!

    • Erasmus +

      O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo. Promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+, tem como principais objetivos, nas palavras dos seus promotores:

      Quem pode Participar e Candidatar-se?

      • Podem participar em mobilidade para estudos na Lusófona, todos os estudantes de Universidades Parceiras, selecionados na sua Instituição de Origem.
      • Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade.
      • A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por email ( mobilidade@ulusofona.pt) as nomeações oficiais dos estudantes.

      Como Pode Candidatar-se?

      A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade na Universidade Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverão completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

      Quando pode candidatar-se?

      • Datas de Nomeação:
        Outono/Primeiro Semestre (Setembro a Fevereiro): até 30 de Abril
        Primavera/Segundo Semestre (Fevereiro a Julho): até 30 de Setembro
        NOTA: Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.
      • Datas para inscrição on-line:
        Outono / primeiro semestre (setembro a fevereiro): até 31 de maio
        Semestre de primavera/segundo semestre (fevereiro a julho): até 31 de outubro

      Documentos necessários

      Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

      • Realizar a candidatura em Mobilidade Net
      • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
        • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
        • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
        • Certificado de Avaliação;
        • Curriculum Vitae;
        • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

      Após a aceitação da candidatura

      Será emitida e enviada por email, uma carta de aceitação oficial, quer para o estudante, quer para instituição de Origem. Após receber o email com a carta de aceitação o estudante deve submeter na plataforma da Mobilidade Net todos os documentos abaixo indicados.

      • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam;
      • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
      • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;
      • Cópia do seu Cartão de Saúde Europeu;

      Nota: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura e inscrição.

    • Programa Overseas

      O Programa Overseas é um programa de mobilidade entre Instituições de Ensino Superior, fora do Espaço europeu.
      O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.

      Quem pode Participar e Candidatar-se?

      Podem candidatar-se em mobilidade para estudos na Universidade Lusófona todos os estudantes de Universidades Parceiras, selecionados e nomeados na sua Instituição de Origem. Os estudantes devem tratar do processo de nomeação junto dos serviços da sua universidade. A Universidade de origem trata da nomeação oficial do estudante e remete por email (mobilidade@ulusofona.pt) as nomeações oficiais dos estudantes.

      Como Pode Candidatar-se?

      A nomeação oficial não significa que o estudante foi aceite. Todos os candidatos ao programa de mobilidade na Universidade Lusófona devem de aguardar por um email com a informação sobre os próximos passos. Após a receção desse email deverão completar o processo de candidatura e aguardar a confirmação de aceitação. Não serão aceites nomeações ou candidaturas após as datas-limite.

      Quando pode candidatar-se?

      • Datas de Nomeação:
        Outono/Primeiro Semestre (Setembro a Fevereiro): até 30 de Abril
        Primavera/Segundo Semestre (Fevereiro a Julho): até 30 de Setembro
        Nota: Não será possível receber nomeações ou candidaturas após as datas-limite.
      • Prazos para inscrição on-line:
        Outono / primeiro semestre (setembro a fevereiro): até 31 de maio
        Semestre de primavera/segundo semestre (fevereiro a julho): até 31 de outubro

      Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

      • Realizar a candidatura em Mobilidade Net
      • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
        • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
        • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem
        • Certificado de Avaliação;
        • Curriculum Vitae;
        • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura;

      Após a aceitação da candidatura

      Após receber o email com a carta de aceitação o estudante deve submeter na plataforma da Mobilidade Net todos os documentos abaixo indicados.

      Documentos solicitados para a inscrição:

      • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
      • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
      • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;

      NOTA: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

    • Programa ISEP

      O Programa ISEP permite a Estudantes das Universidades Parceiras do Mundo inteiro, realizar um período de Mobilidade na Universidade Lusófona.

      Quem pode Participar e Candidatar-se?

      Podem participar no Programa ISEP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

      Como pode candidatar-se?

      O Programa ISEP compreende duas candidaturas:

      • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em: ISEP
      • Uma vez aceites pelo programa e nomeados pelo Programa ISEP os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
        1. Realizar a candidatura na plataforma Mobilidade Net
        2. Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
          • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte
          • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem
          • Certificado de Avaliação
          • Curriculum Vitae;
          • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

      Documentos solicitados para a inscrição

      • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
      • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
      • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado.

      Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

      A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, garante todos os benefícios determinados pelo Programa de Mobilidade ISEP

    • Programa Damião de Góis

      A internacionalização é hoje uma condição essencial nas estratégias de formação integral da vida das instituições e das pessoas.

      O Grupo Lusófona está, na sua essência, embebido nesta realidade. Todavia, importa criar e promover os instrumentos necessários para que todos os membros do Grupo possam viver esta forma de existir no séc. XXI.

      Naturalmente, nasceu, com a consolidação de diversas instituições do Grupo, o Programa Damião de Góis, que tem como grandes objetivos:

      • Mobilidade e Intercâmbio de estudantes e professores;
      • Compatibilização e paralelismo científico e académico a nível de ciclos de estudo;
      • Promoção de Estudos Pós-Graduados.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem participar no Programa Damião de Góis todos os estudantes das Instituições de Ensino Superior do Grupo Lusófona regularmente, inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

      Como pode candidatar-se?

      Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

      1. Avaliar todos os parceiros existentes. Consulte o sítio www.grupolusofona.pt
      2. Escolher a Instituição e o local mais indicado para cumprir os seus objetivos;
      3. Reunir a seguinte documentação e tratar de toda a logística:
        • Documento de Identificação;
        • Curriculum Vitae;
        • Carta de Motivação;
        • Planos de Estudos ( Contrato de aprendizagem)
        • Plano de Equivalências;
        • Carta de motivação;
        • Curriculo Vitae em modelo Europass
        • Vistos de Estudantes (obrigatórios e independentemente do período de permanência);
        • Alojamento;
        • Viagens;
        • Certificado de chegada
        • Certificado do Estadia
        • Demais documentos que se manifestem necessários
      4. Verificar a sua inscrição como estudante pois tem obrigatoriamente de:
        • Estar devidamente inscrito na Instituição de Ensino correspondente, no ano letivo em apreço;
        • Ter a situação financeira regularizada com a Instituição de Ensino Origem.
      5. Realizar a sua Candidatura, no Mobilidade Net preenchendo todo os dados e anexar a documentação;
      6. Receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informações sobre o estado da mesma;
      7. O seu processo será avaliado pelo Coordenador Internacional da Sua Escola/Faculdade;
      8. Em caso de aprovação receberá a confirmação de aceitação e informação sobre os passos seguintes;
      9. Em caso de não aceitação receberá a informação na sua caixa de correio;
      10. Comparecer nas sessões de Preparação Cultural e da documentação para saída (Realizadas em datas a determinar).

      ACONSELHAMOS todos os estudantes a ler o Guia de mobilidade Damião de Góis onde pode encontrar informação sobre o programa, encargos financeiros e documentação.

      Quando pode candidatar-se?

      Todos os estudantes podem candidatar-se para um período de Mobilidade para Estudos após a conclusão do 1º ano, do 1º Ciclo de Estudos. Nos restantes Ciclos de Estudo, poderão candidatar-se em qualquer momento.

      Onde pode candidatar-se?

      Em qualquer Instituição de Ensino Superior do Grupo Lusófona fora do País em que se encontram matriculados.

    • Programa de Mobilidade da AULP

      O primeiro programa de mobilidade académica exclusivamente dedicado a alunos de instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau. Uma oportunidade única de conhecer a história e a cultura dos países de Língua Portuguesa. Uma possibilidade privilegiada de partilha de experiências em territórios que fazem parte da nossa história e cultura comuns.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem participar no Programa de Mobilidade da AULP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo. Podem estudar na Universidade Lusófona, todos os estudantes selecionados pela AULP.

      Como pode candidatar-se?

      O Programa de Mobilidade da AULP compreende duas candidaturas:

      • Os interessados deverão começar por realizar a sua candidatura ao Programa em AULP
      • Uma vez aceites pelo programa e nomeados os estudantes receberão um email com a informação sobre os próximos passos, a saber:
        • Realizar a Candidatura na plataforma Mobilidade Net
        • Reunir e fazer o upload da seguinte documentação:
          • Cópia do Documento de Identificação ou Passaporte;
          • Acordo de Estudos - Assinado e carimbado pela Instituição de Origem;
          • Certificado de Avaliação;
          • Curriculum Vitae;
          • Portfólio (disponível online) - Obrigatório apenas para aplicação do aluno para os Cursos de Cinema, Design de Comunicação e Arquitetura.

      Documentos solicitados para a inscrição

      • English Language Certificate (B2) ou Portuguese Language Certificate (B2) apresentando Certificação Internacional - TOEFL, ESOL, IELTS ou OLS Exam (quando não provenientes de um País de Língua Portuguesa);
      • Relatório Médico (preenchido e carimbado pelo médico da família);
      • Cópia do seguro de saúde da Instituição de Origem ou seguro privado;

      NOTA: Todos os documentos solicitados são obrigatórios e fazem parte do processo de candidatura.

      A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, garante todos os benefícios determinados pelo Programa de Mobilidade da AULP.

      Quando pode candidatar-se?

      As candidaturas ao Programa de mobilidade da AULP têm períodos específicos. Nas candidaturas internas devem ser respeitados os prazos definidos anualmente. A candidatura externa é anunciada anualmente, normalmente entre Maio e Junho de cada ano, e divulgada pelos meios regulares. As candidaturas para o Programa de Mobilidade da AULP estão disponíveis para os estudantes:

      • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
      • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento.

      Os períodos de seleção dos participantes no Programa de Mobilidade da AULP no mês de Junho/Julho, para início dos estudos entre Agosto e Setembro.

      Onde pode candidatar-se?

      Em qualquer um dos países de língua oficial portuguesa e Macau.
      As Instituições parceiras do Programa podem ser visitadas em AULP

  • As competências transversais são, hoje, o principal diferenciador no acesso ao mercado de trabalho! E um período de mobilidade, de estudos ou estágios, noutro país é a melhor forma de as adquirir: domínio de línguas estrangeiras; capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais; agilidade social; compreensão do outro; autoconhecimento – são competências que só a Internacionalização pode ajudar a adquirir.

    Estudar no estrangeiro é a forma perfeita de enriquecimento do curriculum ao mesmo tempo em que se ganham experiências, contactos e novas redes de trabalho!

    • Erasmus +

      O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo, promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+

      Saber mais

      Quem pode Participar e Candidatar-se?

      Podem participar em mobilidade para estudos e para estágios, estudantes e formandos do Ensino Superior, regularmente inscritos num curso conducente a grau, em qualquer Ciclo de Estudos (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).

      Os recém-graduados poderão realizar um período de Mobilidade para Estágios, se o fizerem nos 12 meses imediatamente a seguir, ao fim do ciclo de estudos em que se encontravam inscritos.

      Como Pode Candidatar-se?

      Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

      1. Avaliar todos os parceiros existentes. Consulte a listagem de parceiros.
      2. Escolher a Instituição e o local mais indicado para cumprir os seus objetivos;
      3. Reunir a seguinte documentação:
        • Carta de Motivação;
        • Curriculum Vitae;
        • Cartão de Cidadão;
        • Comprovativos de NIB e IBAN;
        • Comprovativo de Conta Bancária (nome 1º titular e morada do balcão a que pertece o IBAN);
      4. Realizar a sua Candidatura, no Mobilidade Net preenchendo todo os dados e anexar a documentação solicitada em (3);
      5. Receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informações sobre o estado da mesma;
      6. O seu processo será avaliado pelo Coordenador Internacional da Sua Escola/Faculdade;
      7. Em caso de aprovação receberá a confirmação de aceitação e informação sobre os passos seguintes;
      8. Em caso de não aceitação receberá a informação na sua caixa de correio.

      Se tiver dúvidas poderá enviar um email para: mobilidade @ulusofona.pt ou dirigir-se aos SUC Internacional.
      O seu Coordenador Internacional pode ajudar:

      Unidade Orgânica Coordenador Internacional Email
      ECTS Patrícia Rijo p1609@ulusofona.pt
      ECEO Miguel Baião dos Santos miguel.santos@ulusofona.pt
      ECATI José Gomes Pinto e João Borges da Cunha jgomespinto@gmail.com
      EPCV Ana Loureiro p62@ulusofona.pt
      FCSEA José Filipe Pinto p3083@ulusofona.pt
      Óscar de Sousa ossousa@sapo.pt
      FD Flávio Roques flavio.roques@ulusofona.pt
      FEED António Palmeira antonio.palmeira@ulusofona.pt
      FE Anabela Cruces p2427@ulusofona.pt
      FMV Sofia Vanharten sofia.vanharten@ulusofona.pt
      ISS Ana Paula Garcia p2183@ulusofona.pt

      Quando pode candidatar-se?

      As candidaturas têm períodos específicos, para mobilidades de ano letivo ou de um semestre.

      Para a realização de estágios (curriculares, extracurriculares e profissionais) as candidaturas estão abertas em permanência e podem participar todos os estudantes a partir do 1º ano, de cada ciclo de estudos, até um ano após a conclusão do Ciclo de Estudos.

      As candidaturas para programa de mobilidade para Estudos decorrem em várias fases ao longo do ano e estão disponíveis para os estudantes:

      • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
      • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento.
      • Candidaturas 2020/2021
        • 1º semestre
          1ª fase 03 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020
          2 ª fase 04 de 22 de fevereiro de 2020
        • 2º semestre
          1ª fase 9 de junho 2020 a 31 de julho 2020
          2 ª fase 01 de setembro 2020 a 17 de outubro 2020

      Onde pode candidatar-se?

      • O Programa Erasmus+ está disponível para Instituições / Universidades / Escolas de todos os Estados Membros da União:
        Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Suécia.
      • Fora da União Europeia, os países do Programa são:
        Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Sérvia e Turquia.

      Consulte as parcerias existentes. É sempre possível estabelecer novas parcerias. Contacta a tua Direção de Curso!

    • Programa Overseas

      O Programa Overseas é um programa da Universidade Lusófona, que permite aos seus estudantes realizar um período de mobilidade numa IES (Instituição de Ensino Superior) em qualquer destino fora do Espaço Europeu.

      O Programa assenta na Cooperação Bilateral e é acordado e definido em sede de Protocolo de Cooperação.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem candidatar-se todos os estudantes regularmente inscritos num Curso Superior conducente a grau, que tenham a sua situação financeira regularizada e que cumpram os requisitos estabelecidos por cada Direcção de Faculdade, Escola ou Curso.

      A saber: todos os estudantes serão alvo de análise individual de candidatura.

      Como pode candidatar-se?

      Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

      1. Avaliar todos os parceiros existentes. Consulte a listagem de parceiros.
      2. Escolher a Instituição e o local mais indicado para cumprir os seus objetivos;
      3. Reunir a seguinte documentação e tratar de toda a logística:
        • Planos de Estudos (Learning Agreement);
        • Plano de Equivalências;
        • Vistos de Estudantes (obrigatórios e independentemente do período de permanência);
        • Alojamento;
        • Viagens;
        • Demais documentos que se manifestem necessários.
      4. Verificar no Netpa a sua inscrição como estudante pois tem obrigatóriamente de:
        • Estar devidamente inscrito na Instituição de Ensino correspondente, no ano letivo em apreço
        • Ter a situação financeira regularizada com a Instuição de Ensino Origem.
      5. Realizar a sua Candidatura, no Mobilidade Net preenchendo todo os dados e anexar a documentação solicitada em (3)
      6. Receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informações sobre o estado da
        mesma;
      7. O seu processo será avaliado pelo Coordenador Internacional da Sua Escola/Faculdade;
      8. Em caso de aprovação receberá a confirmação de aceitação e informação sobre os passos seguintes;
      9. Em caso de não aceitação receberá a informação na sua caixa de correio;
      10. Comparecer nas sessões de Preparação Cultural e da documentação para saída (Realizadas em datas a determinar)
      11. Um mês antes da partida dos estudantes para mobilidade é obrigatória a deslocação aos SUC- Internacional para ativação do Seguro Escolar.

      ACONSELHAMOS todos os estudantes a ler o Guia de mobilidade Overseas onde pode encontrar informação sobre o programa, encargos financeiros e documentação.

      Contacte o seu Coordenador Internacional que o pode ajudar a cumprir os seus objetivos de estudo.

      Unidade Orgânica Coordenador Internacional Email
      ECTS Patrícia Rijo p1609@ulusofona.pt
      ECEO Miguel Baião dos Santos miguel.santos@ulusofona.pt
      ECATI José Gomes Pinto e João Borges da Cunha jgomespinto@gmail.com
      EPCV Ana Loureiro p62@ulusofona.pt
      FCSEA José Filipe Pinto p3083@ulusofona.pt
      Óscar de Sousa ossousa@sapo.pt
      FD Flávio Roques flavio.roques@ulusofona.pt
      FEED António Palmeira antonio.palmeira@ulusofona.pt
      FE Anabela Cruces p2427@ulusofona.pt
      FMV Sofia Vanharten sofia.vanharten@ulusofona.pt
      ISS Ana Paula Garcia p2183@ulusofona.pt

      Quando pode candidatar-se?

      Todos os estudantes podem candidatar-se para um período de Mobilidade para Estágios Overseas a partir do 1º ano até um ano após a conclusão do Ciclo de Estudos.

      Para um período de Mobilidade para Estudos:

      • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
      • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento
      • Candidaturas 2020/2021
        • 1º semestre
          1ª fase 03 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020
          2 ª fase 04 de 22 de fevereiro de 2020
        • 2º semestre
          1ª fase 9 de junho 2020 a 31 de julho 2020
          2 ª fase 01 de setembro 2020 a 17 de outubro 2020

      Onde pode candidatar-se?

      O Programa Overseas está disponível para todos países fora de Europa!

      Consulte as parcerias existentes. É possível estabelecer novas parcerias - contacte a sua Direção de Curso ou o seu Coordenador Internacional!

    • Programa Damião de Góis

      A internacionalização é hoje uma condição essencial nas estratégias de formação integral da vida das instituições e das pessoas.

      O Grupo Lusófona está, na sua essência, embebido nesta realidade. Todavia, importa criar e promover os instrumentos necessários para que todos os membros do Grupo possam viver esta forma de existir no séc. XXI.

      Naturalmente, nasceu, com a consolidação de diversas instituições do Grupo, o Programa Damião de Góis, que tem como grandes objetivos:

      1. Mobilidade e Intercâmbio de estudantes e professores;
      2. Compatibilização e paralelismo científico e académico a nível de ciclos de estudo;
      3. Promoção de Estudos Pós-Graduados.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem candidatar-se todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau (1º, 2º ou 3º Ciclos), que tenham a sua situação financeira regularizada e que cumpram os requisitos estabelecidos por cada Direcção de Faculdade, Escola ou Curso.

      A saber: todos os estudantes serão alvo de análise individual de candidatura.

      Como pode candidatar-se?

      Para realizar a candidatura deverá reunir a documentação solicitada e seguir os seguintes passos:

      1. Avaliar todos os parceiros existentes. Consulte a listagem de parceiros.
      2. Escolher a Instituição e o local mais indicado para cumprir os seus objetivos;
      3. Reunir a seguinte documentação e tratar de toda a logística:
        • Documento de Identificação;
        • Curriculum Vitae;
        • Carta de Motivação;
        • Planos de Estudos ( Contrato de aprendizagem)
        • Plano de Equivalências;
        • Carta de motivação;
        • Curriculo Vitae em modelo Europass;
        • Vistos de Estudantes (obrigatórios e independentemente do período de permanência);
        • Alojamento;
        • Viagens;
        • Certificado de chegada;
        • Certificado do Estadia;
        • Demais documentos que se manifestem necessários;
      4. Verificar no Netpa a sua inscrição como estudante pois tem obrigatóriamente de:
        • Estar devidamente inscrito na Instituição de Ensino correspondente, no ano letivo em apreço;
        • Ter a situação financeira regularizada com a Instuição de Ensino Origem.
      5. Realizar a sua Candidatura, no Mobilidade Net preenchendo todo os dados e anexar a documentação solicitada em (3);
      6. Receberá um email de confirmação de receção de candidatura, com informações sobre o estado da mesma;
      7. O seu processo será avaliado pelo Coordenador Internacional da Sua Escola/Faculdade;
      8. Em caso de aprovação receberá a confirmação de aceitação e informação sobre os passos seguintes;
      9. Em caso de não aceitação receberá a informação na sua caixa de correio;
      10. Comparecer nas sessões de Preparação Cultural e da documentação para saída (Realizadas em datas a determinar);

      ACONSELHAMOS todos os estudantes a ler o Guia de mobilidade Damião de Góis onde pode encontrar informação sobre o programa, encargos financeiros e documentação.

      Contacte o seu Coordenador Internacional que o pode ajudar a cumprir os seus objetivos de estudo.

      Unidade Orgânica Coordenador Internacional Email
      ECTS Patrícia Rijo p1609@ulusofona.pt
      ECEO Miguel Baião dos Santos miguel.santos@ulusofona.pt
      ECATI José Gomes Pinto e João Borges da Cunha jgomespinto@gmail.com
      EPCV Ana Loureiro p62@ulusofona.pt
      FCSEA José Filipe Pinto p3083@ulusofona.pt
      Óscar de Sousa ossousa@sapo.pt
      FD Flávio Roques flavio.roques@ulusofona.pt
      FEED António Palmeira antonio.palmeira@ulusofona.pt
      FE Anabela Cruces p2427@ulusofona.pt
      FMV Sofia Vanharten sofia.vanharten@ulusofona.pt
      ISS Ana Paula Garcia p2183@ulusofona.pt

      Quando pode candidatar-se?

      Todos os estudantes podem candidatar-se para um período de Mobilidade para Estudos após a conclusão do 1º ano, do 1º Ciclo de Estudos . Nos restantes Ciclos de Estudo, poderão candidatar-se em qualquer momento.

      Onde pode candidatar-se?

      Em qualquer Instituição de Ensino Superior do Grupo Lusófona – fora do País em que se encontram matriculados.

    • Programa ISEP

      O Programa ISEP é uma Programa de Mobilidade para os EUA, que abre as portas aos estudantes da Universidade Lusófona para um semestre ou um ano letivo numa Universidade Americana.

      É uma oportunidade extraordinária de conhecer um sistema substancialmente diverso do europeu, de criar redes de trabalho, partilhar saberes e de aquisição de competências multiculturais de relevo.

      Para iniciares o processo de candidatura deves consultar todas as condições no sítio do ISEP.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem participar no Programa ISEP todos os estudantes da Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, regularmente, inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

      Como pode candidatar-se?

      O Programa ISEP compreende duas candidaturas:

      Quando pode candidatar-se?

      As candidaturas ao Programa ISEP têm períodos específicos.
      Para a realização de estágios (curriculares, extracurriculares e profissionais) as candidaturas estão abertas em permanência e podem participar todos os estudantes a partir do 1º ano, de cada ciclo de estudos, até um ano após a conclusão do Ciclo de Estudos. Os períodos de seleção dos participantes nos EUA decorrem em Agosto e Fevereiro.

      As candidaturas para programa de mobilidade para Estudos decorrem em várias fases ao longo do ano e estão disponíveis para os estudantes:

      • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
      • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento.
      • Candidaturas 2020/2021
        • 1º semestre
          1ª fase 03 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020
          2 ª fase 04 de 22 de fevereiro de 2020
        • 2º semestre
          1ª fase 9 de junho 2020 a 31 de julho 2020
          2 ª fase 01 de setembro 2020 a 17 de outubro 2020

      Os períodos de seleção dos participantes nos EUA decorrem em Agosto e Fevereiro, para inicio dos estudos três meses depois.

      Onde pode candidatar-se?

      Embora o Programa permita mobilidade em vários pontos do globo. Os estudantes da Universidade Lusófona, apenas podem candidatar-se a mobilidade nos EUA.

    • Programa de Mobilidade da AULP

      O primeiro programa de mobilidade académica exclusivamente dedicado a alunos de instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau.

      Uma oportunidade única de conhecer a história e a cultura dos países de Língua Portuguesa. Uma possibilidade privilegiada de partilha de experiências em territórios que fazem parte da nossa história e cultura.

      Todos os interessados devem iniciar o processo de candidatura consultando o sítio do AULP. Aqui encontram todos os procedimentos como prazos de candidatura.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem participar no Programa de Mobilidade da AULP todos os estudantes regularmente inscritos num curso conducente a grau – 1º, 2º e 3º Ciclo.

      Como pode candidatar-se?

      O Programa de Mobilidade da AULP compreende duas candidaturas:

      Quando pode candidatar-se?

      As candidaturas ao Programa AULP têm períodos específicos.
      Nas candidaturas internas devem ser respeitados os prazos definidos anualmente.

      A candidatura externa é anunciada anualmente, normalmente entre Maio e Junho de cada ano, e divulgada pelos meios regulares na ULHT. As candidaturas para o Programa de Mobilidade da AULP estão disponíveis para os estudantes:

      • 1º Ciclo de Estudos – após o fim do 1º ano;
      • 2 º e 3º Ciclo de Estudos – em qualquer momento.

      Os períodos de seleção dos participantes no Programa de Mobilidade da AULP no mês de Junho/Julho, para início dos estudos entre Agosto e Setembro.

      Onde pode candidatar-se?

      Em qualquer um dos países de língua oficial portuguesa e Macau.
      As Instituições parceiras do Programa podem ser visitadas em: AULP

  • As candidaturas ao Programa de Mobilidade Interna do Grupo Lusófona, devem ser entregues, nos prazos de candidatura estipulados anualmente nos serviços destinados para o efeito em cada uma das Instituições.

    • Erasmus +

      O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo. Promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+, tem como principais objetivos, para a mobilidade de docentes:

      • Estabelecer e Reforçar as relações entre Instituições de Ensino Superior dos diferentes países participantes;
      • Contribuir para a partilha de conhecimentos e de experiências em metodologias pedagógicas;
      • Permitir uma oportunidade de valorização pessoal e profissional aos docentes participantes.

      Quem pode candidatar-se?

      Podem participar no Programa ERASMUS+ todos docentes que reúnam as seguintes condições:

      • Ser nacional de um Estado‐Membro da União Europeia ou de outro país elegível, ou oficialmente reconhecido por Portugal como refugiado, apátrida ou residente permanente;
      • Deter com a ULHT vínculo contratual com a ULHT
      • Realizar a missão de ensino numa universidade parceira da ULHT

      Como pode candidatar-se?

      Através de apresentação de uma candidatura junto da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Investigação ( vicereitoria.int@ulusofona.pt), com os seguintes elementos :

      • Indicação da pertinência da parceria no que concerne à sua relevância científica para a Unidade Orgânica;
      • Indicação da pertinência da parceria no que concerne à sua relevância pedagógica para a Unidade Orgânica;
      • Envio da Staff Mobility for Teaching Agreement.

      Quando pode participar e candidatar-se?

      Sem prejuízo da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Investigação, aceitar candidaturas em permanência, existirão dois momentos de seleção:

      • Para mobilidade no 1 º Semestre: candidaturas recebidas até 30 de junho, com resultados a divulgar até 31 de julho.
      • Para mobilidade no 2º Semestre: candidaturas recebidas até 3 de novembro, com resultados a divulgar até 31 de dezembro.

      Onde pode candidatar-se?

      • O Programa Erasmus+ está disponível para todos os Estados Membros da União:
        Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Suécia.
      • Fora da União Europeia, os países do Programa são:
        Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Sérvia e Turquia.

      Consulte a listagem de parceiros. É sempre possível estabelecer novas parcerias. Contacte o seu Coordenador Internacional!

    • Damião de Góis
      O Programa Damião de Góis é um programa de mobilidade, entre as Instituições do Grupo Lusófona, que permite a mobilidade de/e para todas as Instituições de Ensino Superior do Grupo.

    Para mais informações contactar:

    Mobilidade internacional de staff, docentes e investigadores
    Elisabete Lourenço, Assessora para a Vice-Reitoria para a Investigação e Internacionalização
    Universidade Lusófona
    Telf. +351 217 515 565/ +351 963 474 546
    elisabete.lourenco@ulusofona.pt

  • Erasmus +

    O Programa ERASMUS+ é o maior programa de Mobilidade de Ensino do Mundo. Promovido pela União Europeia e gerido em Portugal pela Agência Nacional ERASMUS+, tem como principais objetivos, para a mobilidade de docentes:

    • Estabelecer e Reforçar as relações entre Instituições de Ensino Superior dos diferentes países participantes;
    • Contribuir para a partilha de conhecimentos e de boas práticas;
    • Permitir uma oportunidade de valorização pessoal e profissional dos participantes.

    Quem pode Participar e Candidatar-se?

    Podem participar no Programa ERASMUS+ todos colaboradores que reúnam as seguintes condições:

    • Ser nacional de um Estado-Membro da União Europeia ou de outro país elegível, ou oficialmente reconhecido por Portugal como refugiado, apátrida ou residente permanente;
    • Deter um vínculo contratual com a Universidade Lusófona
    • Realizar a missão de formação numa universidade parceira da Universidade Lusófona ou em outra Instituição deviamente justificada para a atividade de formação

    Como Pode Candidatar-se?

    Através de apresentação de uma candidatura junto da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Investigação ( vicereitoria.int@ulusofona.pt), com os seguintes elementos:

    • Indicação da pertinência da formação no que concerne à sua relevância para a atividade desenvolvida pelo colaborador na ULHT;
    • Envio de comprovativo da concordância do Diretor responsável;
    • Envio da Staff Mobility for Training Agreement,

    Quando pode candidatar-se?

    Sem prejuízo da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Investigação, aceitar candidaturas em permanência, existirão dois momentos de seleção:

    • Para mobilidade no 1 º Semestre:
      candidaturas recebidas até 30 de junho, com resultados a divulgar até 31 de julho.
    • Para mobilidade no 2º Semestre:
      candidaturas recebidas até 3 de novembro, com resultados a divulgar até 31 de dezembro.

    Onde pode candidatar-se?

    • O Programa Erasmus+ está disponível para todos os Estados Membros da União:
      Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Suécia.
    • Fora da União Europeia, os países do Programa são:
      Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Sérvia e Turquia.
      Consulte as parcerias existentes (link para parceiros Erasmus+). É sempre possível estabelecer novas parcerias. Contacte o seu Coordenador Internacional!

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